Conheça a Cidade de Imbé de Minas

Share Button

A pequena Imbé de Minas foi desbrava da pela família de Manoel Joaquim Teodoro, fundador de Santana de Imbé nome recebido na época. Ao chegarem na região encontraram mata fechada, fizeram cortes das arvores no local que hoje e o centro da cidade e construíram uma igreja, em homenagem a Senhora Santana, santa de devoção da família.Uma Igreja dedicada a santa foi construída em estilo missionário jesuíta. Manoel Joaquim Teodoro e sua família se apossaram de grande parte das terras da região, se tornando a família mais poderosa de Santana de Imbé, entre os anos de 1910 a 1930 do século XX.

A pequena Santana de Imbé ainda era quase inabitada, devido seu difícil acesso e a falta de infra-estrutura, situação que mudou após Manoel Joaquim Teodoro conhecer Joaquim Candido da Silva , e o convidar para ser seu funcionário . Joaquim Candido sairia então do estado do Rio De Janeiro para trabalhar em Santana de Imbé hoje a atual Imbé de minas . Homem de fibra, se tornou funcionário de grande prestigio de Manoel Joaquim Teodoro que o ofereceu em casamento a mão de uma de suas filhas a Joaquim Candido . Seu casamento durou pouco tempo, sua esposa faleceu durante um parto e Joaquim Candido se casa outra vez com sua cunhada Irma de sua primeira esposa.

Joaquim Cândido homem sábio para com os negócios cresceu tanto na política, como economicamente, ate se tornar um dos maiores coronéis da região. Trouxe para pequena Santana de Imbé grandes benefícios , como a construção de uma pequena usina hidrelétrica para produção de energia a ser utilizada pelo arraial durante a noite em sua iluminação e durante o dia em uma maquina de beneficiar café do qual a maior parte dos fazendeiros faziam uso ,o material utilizado na construção da usina era importado da Europa , seu poder era tão grande que mandou seus funcionários trazer do Rio de Janeiro as peças que pesavam toneladas , todas transportadas em carros de bois ate Santana de Imbé. Também mostrava ser um amante das artes ,pois construiu em Santana de Imbé teatro ,cinema e postos telefônicos em diversas regiões. Apaixonado pelo carnaval influenciou seus filhos a montarem uma banda para tocarem nos carnavais e festividades de Imbé, foi ele também que formou o primeiro time de futebol da região.

O pequeno arraial começava a crescer passou a ter tecnologias das grandes cidades superando ate mesmo regiões como Caratinga e Inhapim em alguns aspectos . Não muito diferente de outras regiões em fase de desenvolvimento da época, a maioria de suas casas era de pau-a-pique, com características bem rurais, no qual as famílias criavam seus animais soltos pelas ruas , que ainda não eram calçadas. Mas o desenvolvimento da região viria a ser dificultado com o assassinato de Joaquim Candido da silva, que se transformou em uma verdadeira chacina pois grupos da oposição vieram de diversas regiões para matar Joaquim e seu companheiros políticos e saquearam o comercio de Santana de Imbé e bens de fazendeiros como sacas de café e gado . O que causou uma queda gigantesca na economia imbeence.